sexta-feira, 16 de novembro de 2018

E-16: Noções elementares: exercício de revisão (2018-2019)

1. Identifique, nos enunciados a seguir indicados, o universo estatístico, a unidade de análise, o atributo ou variável, o indicador, a escala de medida.

a). Número de hectares de floresta ardida anualmente, em Portugal Continental, no período de 2000 a 2010.  

Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

b). Taxa de mortalidade infantil nos países de África, em 2010.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

c). Número de pessoas que residiam em lugares com mais de 500 habitantes, na Região do Alentejo, em 2001.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

d). Evolução da população residente no município de Santarém, de 1900 a 2009.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

e). A idade dos visitantes do Museu de Serralves, em 2010.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

f). Evolução da população do concelho do Funchal, de 1911 a 2009.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

g). Taxa de natalidade nos municípios da Região Autónoma dos Açores, em 2009.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:

h).  Velocidade do vento às 12 horas, na cidade de Bragança, durante o mês de Dezembro de 2009.


Universo estatístico ou população estatística:
Indivíduo ou unidade de análise:
Atributo ou variável:
Indicador:
Escala de medida:


2. Medidas de tendência central: moda. Média, mediana, quartis, decis, percentis


a). Diga o que entende por Moda?
b). Diga o que entende por Classe Modal?
c). O que é uma distribuição amodal, unimodal, bimodal ou multimodal?
d). O que é a mediana? 
e). O que é a classe mediana?
f). O que são os Quantis? Quartis? Decis? Percentis?


3. Medidas de dispersão absoluta: amplitudes e desvios


Defina:

a). Amplitude total:  
b). Intervalo de Kelley:
c). Amplitude interquartil:
d). Desvio médio:
e). Variância:
f). Desvio padrão:
 

4. Medidas de dispersão relativa


a). Coeficiente de variação (CV):
b). Coeficiente Interquartil (CIQ):
 

5. Diga o que entende por:


a). Marca da classe
b). Amplitude da classe
c). Efetivo da classe


6. Etapas do processo de investigação

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