sexta-feira, 16 de novembro de 2018

E-16 [Resolução da ficha de trabalho - Noções elementares: exercício de revisão (2018-2019)]

1. Identifique, nos enunciados a seguir indicados, o universo estatístico, a unidade de análise, o atributo ou variável, o indicador, a escala de medida.

a). Número de hectares de floresta ardida anualmente, em Portugal Continental, no período de 2000 a 2010. 

Universo estatístico ou população estatística: os anos de 200o a 2010
Indivíduo ou unidade de análise: cada um dos anos
Atributo ou variável: Número de hectares de floresta ardida anualmente, em Portugal Continental
Indicador: - 
Escala de medida: razão 

b). Taxa de mortalidade infantil nos países de África, em 2010.

Universo estatístico ou população estatística: os países de África, em 2010
Indivíduo ou unidade de análise: cada um dos países de África, em 2010
Atributo ou variável: Número de óbitos de crianças com menos de 1 ano de idade observado durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido ao número de nados-vivos do mesmo período (habitualmente expressa em número de óbitos de crianças com menos de 1 ano por 1000 nados-vivos) (INE)
Indicador: Taxa de mortalidade infantil
Escala de medida: razão 

c). Número de pessoas que residiam em lugares com mais de 500 habitantes, na Região do Alentejo, em 2001.

Universo estatístico ou população estatística: lugares com mais de 500 habitantes, na Região do Alentejo, em 2001
Indivíduo ou unidade de análise: cada um desses lugares
Atributo ou variável: Número de pessoas residentes (em cada um desses lugares)
Indicador: - 
Escala de medida: razão
d). Evolução da população residente no município de Santarém, de 1900 a 2009.

Universo estatístico ou população estatística: os anos de 1900 a 2009
Indivíduo ou unidade de análise: cada um desses anos
Atributo ou variável: população residente no município de Santarém
Indicador: --
Escala de medida: razão
e). A idade dos visitantes do Museu de Serralves, em 2010.

Universo estatístico ou população estatística: visitantes do Museu de Serralves, em 2010
Indivíduo ou unidade de análise: cada um desses visitantes
Atributo ou variável: Idade
Indicador: --
Escala de medida: razão
f). Evolução da população do concelho do Funchal, de 1911 a 2009.

Universo estatístico ou população estatística: os anos de 1911 a 2009
Indivíduo ou unidade de análise: cada um desses anos
Atributo ou variável: a população do concelho do Funchal
Indicador: --

Escala de medida: razão 

g). Taxa de natalidade nos municípios da Região Autónoma dos Açores, em 2009.

Universo estatístico ou população estatística: os municípios da Região Autónoma dos Açores, em 2009
Indivíduo ou unidade de análise: cada um dos municípios
Atributo ou variável: Número de nados-vivos ocorrido durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido à população média desse período (habitualmente expressa em número de nados-vivos por 1000 habitantes) (INE)
Indicador: Taxa de natalidade
Escala de medida: razão 

h).  Velocidade do vento às 12 horas, na cidade de Bragança, durante o mês de dezembro de 2009.

Universo estatístico ou população estatística:  os 31 dias do mês de dezembro de 2009
Indivíduo ou unidade de análise: cada um desses dias
Atributo ou variável: Velocidade do vento às 12 horas, na cidade de Bragança
Indicador: --
Escala de medida: razão

2. Medidas de tendência central: moda. Média, mediana, quartis, decis, percentis 

a). Diga o que entende por Moda? Moda é o valor com maior frequência
b). Diga o que entende por Classe Modal? Classe Modal é a classe com maior frequência
c). O que é uma distribuição amodal, unimodal, bimodal ou multimodal? 
Amodal: sem moda; unimodal - uma moda; bimodal - duas modas; multimodal - três ou mais modas
d). O que é a mediana? é uma medida estatística que divide a distribuição em duas partes de igual efetivo
e). O que é a classe mediana? é a classe que contém a mediana
f). O que são os Quantis? Quartis? Decis? Percentis? Quantis é uma família de medidas estatísticas que dividem a distribuição de valores em partes de igual efetivo. Quartis em 4 partes; Decis em 10 partes; Percentis em 100 partes.

3. Medidas de dispersão absoluta: amplitudes e desvios 

Defina: 

a). Amplitude total:  é a diferença entre os valores extremos de uma distribuição.
b). Intervalo de Kelley: é a diferença entre o nono e o primeiro decil.
c). Amplitude interquartil: é a diferença entre o terceiro e o primeiro quartil.
d). Desvio médio: é a média aritmética dos módulos dos desvios de cada valor à média do conjunto dos valores.
e). Variância: é a média aritmética do quadrado dos desvios.
f). Desvio padrão: é a raiz quadrada da variância

4. Medidas de dispersão relativa 

a). Coeficiente de variação (CV): relaciona o desvio padrão com a média (cv=desvio padrão / média)
b). Coeficiente Interquartil (CIQ): relaciona a amplitude interquartil com a mediana ou 2º quartil (ciq=aiq/q2)

5. Diga o que entende por: 

a). Marca da classe: (Limite superior + Limite inferior) / 2
b). Amplitude da classe: (Limite superior – Limite inferior)
c). Efetivo da classe: número de indivíduos que a classe contém

6. Etapas do processo de investigação 

1ª etapa - A pergunta de partida. Esta etapa  serve para o investigador exprimir com o maior rigor possível aquilo que procura saber, elucidar, compreender melhor. Serve de primeiro fio condutor da investigação. 

2ª etapa - A exploração. Esta etapa consiste em explorar o tema ou assunto da investigação. A exploração compreende as seguintes operações: leitura, entrevistas exploratórias, métodos de exploração complementares. As leituras visam essencialmente assegurar a qualidade da problematização. Entrevistas e outros métodos ajudam o investigador a ter um contacto com a realidade a estudar. 

3ª etapa  - A problemática. A problemática é a abordagem ou a perspetiva teórica que decidimos adotar para tratar o problema posto pela pergunta de partida. 

4ª etapa - A construção do modelo de análise. Esta fase é a charneira entre a problemática fixada pelo investigador e o trabalho de análise. Modelo de análise é o conjunto estruturado e coerente de conceitos e hipóteses articulados entre si. 

5ª etapa - A observação (ou recolha da informação). A recolha de informação engloba o conjunto de operações através das quais o modelo de análise, constituído por hipóteses e por conceitos, é submetido ao teste dos factos e confrontado com dados observáveis. A recolha de informação é uma fase intermédia entre construção do modelo de análise e o exame dos dados utilizados para o testar.

6ª etapa - A análise das informações. Consiste na verificação empírica das hipóteses,  interpretação dos factos inesperados, revisão das hipóteses. As principais operações da análise da informação são: a descrição e a preparação dos dados necessários para testar as hipóteses; a análise das relações entre as variáveis; a comparação dos resultados observados com os resultados esperados a partir da hipótese.

 7ª etapa - As conclusões. A conclusão do trabalho deve incluir 3 partes: uma retrospetiva das grandes linhas do procedimento que foi seguido; uma apresentação dos novos contributos para o conhecimento originados pelo trabalho; considerações de ordem prática.

 Após a conclusão do trabalho de investigação os seus resultados podem (devem) ser publicados e divulgados. Esta tarefa constitui uma 8ª etapa - Publicação dos resultados (não explicitada no esquema seguinte).




 Fonte: Quivy et al, 2008.

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